segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sinopses 2012 - União da Ilha do Governador


Argumento

"Once upon a time", ou "ERA UMA VEZ"... é a forma mais popular, desde 1380, de iniciar histórias em língua inglesa. E se tornou convencional na abertura de narrativas a partir de 1600, da mesma forma que terminam com um: "E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE". Prevalecem em contos de fadas para crianças e na tradição oral de recontar mitos, fábulas e folclore.

A cada quatro anos o mundo se une para o grande momento do esporte e para celebrar a paz. A cidade anfitriã faz em sua abertura uma representação artística de sua história e sua cultura. No ano de 2012, Londres será a sede desse evento.

A União da Ilha fará uma versão bem carioca e carnavalesca dessa festa. E também uma contagem regressiva para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

Em vermelho, branco e azul, as mesmas cores do Reino Unido, a Ilha falará da Ilha que sambará ao batuque da Ilha. Saint George, padroeiro da Inglaterra, estará ao lado de São Sebastião do Rio de Janeiro, ambos padroeiros da nossa escola.
O fogo que atravessou nosso último carnaval nos uniu, assim como o fogo olímpico une as nações. Superamos as dificuldades, assim como cada atleta supera seus limites para atingir o pódio.

Era uma vez uma Ilha feita de alegria e muito samba que vai contar histórias de outra Ilha. Incendiando a avenida misturando irreverência e tradição, vamos acender a pira com o fogo da paixão e transformação. Foi dada a partida! A festa vai começar!!!

Sinopse

... Onde vivia um povo valente e guerreiro. Um dia, apesar de ser defendida com bravura, um grande império a conquistou. O imperador invasor fundou uma cidade que cresceria até se tornar uma das mais importantes do mundo.

Capital de um país e depois de um reino que se tornaria unido. Sua história é feita de reis e rainhas, príncipes e princesas, e de heróis errantes.

Nobres cavaleiros cruzaram terras para defender a sua fé. Vestidos e armados com as armas de um santo guerreiro e com sua cruz estampada na bandeira, seguiram em sua saga de bravos, pondo sob as patas de seus fiéis ginetes o mais temível dragão.(1)

Nesta terra, a fantasia e a realidade se confundem. Em sua tradição, narram contos onde espadas são encantadas e cálices são sagrados. Histórias de távolas redondas, fiéis escudeiros e magos a serviço de um só Rei.

Nos palcos encenam histórias de amores impossíveis, comédias, dramas e tragédias. Onde nesta noite de verão, há somente uma questão: ser ou não ser? Nas ambições por um trono, até as "rosas" guerreiam. (2)

Em uma era dourada, conquistaram os mares e a Coroa aliou-se a corsários e piratas em busca de inesgotáveis tesouros. Dominaram por séculos boa parte do planeta.

Lançaram, sob a ótica da ciência, um novo olhar sobre fatos naturais e a todo vapor se tornaram condutores revolucionários, pondo o progresso nos trilhos e no campo do pensamento. Publicaram temas que nos deram arrepios e nos levaram a um delirante país das maravilhas.

Seus artistas brilharam nas telas e sob as luzes da ribalta. Com suingue(3) encurtaram medidas, mudaram comportamentos e deram uma chance à paz e ao amor.

Inventaram com a bola nos pés a nossa maior paixão.
Hoje convidam a todos para um encontro onde pessoas do mundo inteiro mostram o que é superação, exaltando a cultura de paz. Saudemos aqueles que ultrapassam seus limites e dentre esses os nossos patrícios que sempre nos enchem de orgulho.

Era uma vez... A nossa Ilha, onde também vive um povo valente e guerreiro, que defende com bravura sua bandeira. Que todo ano vem para conquistar o coração de um lugar que cresceu até se tornar um dos mais importantes da terra e que em breve será o próximo anfitrião. A Ilha é a pista para esse sonho aterrissar e a porta de entrada das nossas vitórias.

Nessa grande paródia carnavalesca, vamos adiantar os ponteiros do relógio e imaginar que a festa é aqui e agora. Acender a chama da paixão, incendiar de alegria toda a cidade e renovar as esperanças.
Contos de fadas são como o carnaval, e sempre nos levam ao imaginário, sendo assim, esta história não poderia terminar diferente: "E viveremos felizes para sempre".

Alex de Souza
Carnavalesco

(1) Referência á oração de São Jorge, Padroeiro da Inglaterra.
(2) Citações ás peças de Willian Shakespeare. O maior dramaturgo de língua inglesa.
(3) Swinging London foi uma expressão utilizada nos anos 60 para descrever a vanguarda londrina. Swinging representaria algo com arrojo, moderno, etc.

COMENTÁRIOS: Assim como em 2011, a Ilha vem com um enredo de fácil compreensão. Certamente o público não terá dificuldade para identificar os elementos que passarão na Sapucaí, o que fornece um entendimento maior do desfile. Acho interessante o fato de falar sobre a Inglaterra, que possui uma cultura rica e nunca foi muito explorada no Carnaval. Uma boa sacada associar a chama Olímpica com o incêndio no barracão, que serviu de motivação e uniu a escola. A princípio me preocupava um pouco essa ligação do enredo com os Jogos Olímpicos, pois poderia acabar fazendo com que o desfile ficasse comercial e frio demais. Me lembrei logo da Portela em 2007, que não foi tão bem com o desfile sobre os Jogos Panamericanos. Mas pelo que fala a sinopse, a Inglaterra será mesmo o foco principal, deixando as Olimpíadas apenas para o último setor, talvez. Espero um bom desfile da escola, que está com a autoestima nas alturas após o último Carnaval, quando ganhou os Estandartes de Ouro de melhor escola e enredo. Esse ano a ilha britânica vai brigar com outros belíssimos enredos no Grupo Especial, mas o trunfo da União será mais uma vez a fácil assimilação que devem proporcionar suas alegorias e fantasias.

3 comentários:

  1. pintou em 2011 um gostinho de que a ilha voltaria para o desfile de sabado se ela fosse julgada, quem é ilha sabe e sente que o desfile foi impecável e a superação digna do povo da ilha que no nome diz tudo UNIÃO foi peça fundamental pois bem, com este enredo o povo insulano virá ,com certeza, com toda a sua garra para mostrar que finalmente a ilha voltou para ficar e brigar de igual com as co-irmães, parabéns pelo enredo e que São Jorge abençõe nossos compositores para que possa surgir um hino para ser cantado por toda a avenida

    ResponderExcluir
  2. O desfile da Ilha de 2011 estava belíssimo!
    O enredo foi bem desenvolvido. A escola se apresentou com bastante leveza e graça.O carnavalesco utilizou muito bem as cores,permitindo um desfile colorido e bonito.
    Em 2012 será o ano da Ilha.

    ResponderExcluir
  3. O desfile da Ilha de 2011 estava belíssimo!
    O enredo foi bem desenvolvido. A escola se apresentou com bastante leveza e graça.O carnavalesco utilizou muito bem as cores,permitindo um desfile colorido e bonito.
    Em 2012 será o ano da Ilha.

    ResponderExcluir