quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Eliminatórias 2011 - Alegria da Zona Sul


Desde o lançamento de sua sinopse o enredo da Alegria, "Os Doze Obás de Xangô", chamou bastante atenção. Considerado um dos melhores do Acesso A, a expectativa de que a escola de Copacabana tivesse bons sambas em suas eliminatórias era grande. E ela se confirmou. A Alegria tem uma das melhores safras do ano em sua disputa e não será exagero dizer, mesmo antecipadamente, que o samba escolhido será o melhor da história da escola e umas das grandes obras de 2011. Sendo a primeira a desfilar no sábado de carnaval, a agremiação tem a difícil tarefa de ser a primeira de onze escolas, algumas muito tradicionais. Pelo menos no quesito samba-enredo, a Alegria da Zona Sul tem tudo para conseguir boas notas. Destaco três sambas mas existem outros muito bons participando da disputa.

O samba de Jéferson Alves, China do Badalo, Bebeto da Alcobaça e Renato Pinto é um dos que mais chamou a atenção desde a sua divulgação. Contando com a excelente interpretação de Pixulé, conta mais especificamente detalhes da história do enredo. Com ótimas letra e melodia, deve chegar longe na competição. Destaque para os refrões.



Autores: Jéferson Alves, China do Badalo, Bebeto da Alcobaça e Renato Pinto
Intérprete(s): Pixulé

Muito antes do meu nascimento no reino de Oyó
Sob os conselhos de Orumilá,
do alto da pedreira a conquistar
a paz em sua terra, perdoando os guerreiros inimigos
um orixá justiceiro se tornou, marcando o seu destino
Nasci, no Brasil em meio a preconceitos e injustiças
Filha livre e com raça, hoje sou Mãe Aninha
Trago o fogo sagrado no meu coração
Do caminho traçado por minha nação
Obá Biyí assim sou conhecida
no terreiro criei minha vida

Ilê Axé Opó Afonjá
Centenário de glórias a te exaltar
A garra e a força da cultura nagô
batam palmas pra coroa de Xangô


Aqui
os doze Obás se dividiram
Qtun e Ósy abraçaram a missão
imortalizar, louvar e cultuar memórias da Mãe África
E até famosos, expoentes culturais
lutam pelos mesmos ideais engrandecendo a nossa religião
Com alegria cantar
que a vitória da justiça chegará
alcançando a paz e a liberade
em toda humanidade

Hoje eu peço axé, vou bater tambor
Nas bênçãos do meu pai Xangô
Se um dia me faltar a fé pelo senhor
Kawô cabeicile kawô



Este seria o samba apoiado pelo blog se não fosse a fenomenal composição seguinte. O samba de Fio, Pato Roco, Rico Bernardes, Rafael Mikaiá, Carlão Maravilha e Wilson Nicola tem um dos refrões mais fortes da disputa. Assim como toda a melodia, redonda e emocionante. É predominantemente pesada mas possui trechos mais pra cima. A letra também é muito bonita e consegue passar toda a essência do enredo sem abusar de palavras africanas. Excelente samba e forte candidato.



Autores: Fio, Pato Roco, Rico Bernardes, Rafael Mikaiá, Carlão Maravilha e Wilson Nicola
Intérprete(s): Zé Paulo

VAI BRILHAR
UM LINDO SONHO ABENÇOADO
SEGUINDO O CAMINHO DE LUTAS
O MEU DESTINO NOS VENTOS TRAÇADO
FILHA DE XANGÔ, O SOBERANO REI DE OYÓ
COM SABEDORIA O GUERREIRO SEGUE OS CONSELHOS
ORUNMILÁ O GUIA PRA VITÓRIA
NA FORÇA DE OXÊ SOBRE A PEDREIRA
RAIOS E TROVÕES CRUZAM O AR
MESMO DERROTADOS, FORAM PERDOADOS
OS MINISTROS VÃO ORIENTAR

AO SOAR DOS ATABAQUES, KAÔ XANGÔ
NA SENZALA UM CANTO NEGRO ECOOU
NASCI NO TEMPO DA ESCRAVIDÃO
FUI ESCOLHIDA E VOU CUMPRIR MINHA MISSÃO


AXÉ...
HERANÇA DA CULTURA ATRAVESSOU O MAR
NUM ELO DE ESPERANÇA OPÔ E AFONJÁ
COM SEDE DE JUSTIÇA E LIBERDADE
SALVADOR, CIDADE ABENÇOADA PODEROSO CHÃO
NO BERÇO INFINITO DA RELIGIÃO
NO ORUM BUSCANDO A ETERNIDADE
MÃE ANINHA DO TERREIRO, IMORTAL EU SOU
PROTETORES DA CULTURA DERAM VALOR
FUI CONSAGRADA PELOS DOZE OBÁS
ILUMINADA PELOS ORIXÁS

NO RUFAR DO TAMBOR, CLAMOR PELA JUSTIÇA
KAÔ CABECILÊ, MEU CANTO É PRA VOCÊ
LUTANDO POR UM MUNDO DE ALEGRIA



Thiago de Xangô, Juninho Berin, Rafa do Cavaco, Waguinho e Cosminho são os compositores de um dos melhores sambas das eliminatórias 2011, dentre todas as escolas. A letra é linda e muito forte. A melodia é emocionante e possui variações belíssimas. Porém é preciso observar como será a performance do samba ao vivo, já que pode ser difícil a perfeita execução de algumas dessas variações num ritmo mais acelerado, tanto pelo intérprete quanto pela bateria. Mas apesar de qualquer coisa o Carnaval de Avenida apóia este samba, que já é uma das grandes obras do ano, mesmo se não for para a Sapucaí.



Autores: Thiago de Xangô, Juninho Berin, Rafa do Cavaco, Waguinho e Cosminho
Intérprete(s): Waguinho

ÁFRICA MEU BERÇO TÃO DISTANTE
A FÉ FOI SUPERANDO MINHA DOR
NA CENTELHA DA CERTEZA QUE EU IRIA SUPERAR
ENTREGUEI A MINHA VIDA AO MEU SENHOR
O VENTO SOPROU...
HERANÇAS E CULTURAS DE ALÉM MAR
NO AMOR DA MÃE DAS ÁGUAS, LEVANTAR!!!
HISTÓRIAS DO REI
CONTEMPLAM SUAS LUTAS, SUAS GLÓRIAS
NO SEU "OXÉ" A INSPIRAÇÃO
SEU NOME VIVO EM CADA ORAÇÃO

SEIS PRA CONDENAR, SEIS PRA DEFENDER
SOB A LUZ DE "OJUOBÁ", OS OLHOS DO REI
A FORÇA VIVA DO ORIXÁ JUSTICEIRO
TROUXE ESPERANÇA AO NOVO FILHO BRASILEIRO


OH! PAI...
PEÇO CLEMÊNCIA, "AGO" MEU PAI XANGÔ
QUE O FOGO DA JUSTIÇA BROTE COMO A FLOR
QUEIMANDO TODA INTOLERÂNCIA
QUE ARDE EM QUEM VIVEU DE IGNORÂNCIA
COM A INFLUÊNCIA DA "TERRA MÃE"
UM NOVO BERÇO PARA OS DOZE OBÁS
O RENASCIMENTO DE UM POVO
MISSÃO CUMPRIDA. HÁ DIGNIDADE EM NOSSAS VIDAS

"MINHA ALEGRIA" TRAZ O "AXÉ" PARA VOCÊ, CAÔ CABIECILE

"OBÁ NISHA RE LO KE ODÔ"
SOMOS TODOS MINISTROS "OBÁS DE XANGÔ"
MANTENDO ACESA A CHAMA DO "REI MAIOR"
"ALEGRIA" É A JUSTIÇA DE OYÓ

Um comentário:

  1. Dos três apontados pelo blog só chegou à final o samba de Fio e cia.

    Pra mim o melhor dessa final. Estou na torcida!

    ResponderExcluir