terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eliminatórias 2011 - Acadêmicos do Grande Rio


Com um dos melhores enredos do ano, a Grande Rio será a quarta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval. Para tentar conseguir o campeonato inédito, a agremiação de Duque de Caxias falará de Florianópolis. Mas diferente da maioria dos enredos sobre cidades, focará nas lendas e na parte mística do lugar, chamado de Ilha das Bruxas. A safra da escola é boa, com muitos sambas se destacando, o que torna a disputa mais acirrada e imprevisível. Mesmo recebendo patrocínio de Florianópolis, até o momento nenhuma condição foi imposta aos compositores. Nas eliminatórias do ano passado, muitas parcerias tiveram que reformular trechos de suas obras para encaixar termos exigidos pelo patrocinador, no caso, a Brahma. Nos últimos anos a Grande Rio tem feito muitos desfiles patrocinados, o que a tornou alvo de algumas críticas já que, com as exigências dos patrocinadores, a produção do desfile perderia sua expontaneidade e liberdade total de criação. O grande número de artistas que desfilam na escola também desagrada a alguns. Mas o fato é que a Grande Rio há muito tempo compete de igual pra igual com as grandes e sempre tem batido na trave na apuração. Mais uma vez a escola vem forte e, como diz o samba de 2007, "eu me chamo Grande Rio e qualquer dia chego lá".

O samba de Edispuma, Licinho Jr., Marcelinho Santos e Foca é um dos mais compactos da disputa, abrangendo o enredo de forma mais superficial. Apesar disso, a letra é correta e a melodia é o grande destaque, com variações muito interessantes. O refrão central é uma das melhores partes, empolgante sem fugir do enredo. Boa obra, que só peca mesmo por ser resumida demais.



Autores: Edispuma, Licinho Jr., Marcelinho Santos e Foca
Intérprete(s): Ito Melodia

Yjurerê mirim ...
Meu paraíso ... que maravilha!
Foi Deus quem fez assim
Com todo encanto ... essa magia
Entre contos e lendas
Quanta imaginação
Celebrando a natureza
Rituais de gratidão
Eu também sou carijó
É bendito o meu lugar
Rezei forte nesse chão
Sai pra lá assombração
Já peguei meu patuá

Caldeirão vai ferver
A Grande Rio chegou
Vem trazer pra você
Uma porção de amor
É a receita que a bruxinha ensinou


O Folclore é tradição
Valorizando a cultura popular
O canto ... a dança
O sagrado e o profano
Minha Ilha encantada
Vivo te admirando
Beleza ... riqueza
Repousando sobre o mar
Santuário pra sonhar

Meu Rio te abraça Floripa tão bela
A tua história virou carnaval
Essa ponte é a luz da passarela
É obra-prima esse cartão postal



O samba de Mingau, Deré, Elias Bililico e Régis também se destaca pela melodia, uma das melhores da disputa, sobretudo na primeira parte e nos dois refrões. É forte, dolente e animada. A letra também é boa, muito bonita na primeira parte. Há um ou outro verso com menos beleza poética mas nada que comprometa. Grande candidato a vitória, embora eu não saiba se seria o ideal para a voz de Wantuir, intérprete da escola.



Autores: Mingau, Deré, Elias Bililico e Régis
Intérprete(s): Wander Pires

Pintei as águas de azul
O vento que sopra me leva pro sul
Mistérios a navegar
Meu olhar a me guiar
Yjurerê-mirim, meu medo vai desembarcar
Aonde, mora o bem o mal feitiço e bruxaria
Cascaes, a lenda me traz a essa terra
Por caminhos guerreiros
Cheguei ao paraíso aventureiro

A brisa do mar, vai me levar
Pro meu eldorado, meu tesouro
Sobrou do pirata, o brilho da prata
Meu reinado vale ouro


Anoiteceu que arrepio
Bruxas são mesmo de assustar
Sai pra lá essa alma não é tua
Vi, lobisomem sete cuias, boitatá
Pra espantar tem muita reza e patuá
Hoje um novo dia chegou
O pior já passou, amor, vou dançar
Boi-de-mamão me fez menino
É linda a festa do divino, vem celebrar
A fauna, a flora de um povo sem igual
Do meu Brasil cartão postal

Floripa é luz do sol, a noite é poesia
A Grande Rio tendo a lua como par
Faz uma ponte entre o sonho e a magia



A parceria composta por G. Martins, Barbeirinho, Levi Dutra e Pantoja possui alguns dos compositores do samba vencedor no ano passado, cujo refrão principal precisou ser trocado devido às exigências dos patrocinadores. O refrão do samba deste ano é bastante parecido com o que não foi pra avenida. Sofreu algumas pequenas modificações mas utiliza os mesmos termos. No entanto é a única parte que não gosto no samba, pois foge totalmente do enredo, diferentemente do que acontecia no ano passado, quando a escola falou sobre os desfiles no Sambódromo. Além disso, é complicado de cantar pois os três primeiros versos são meio enrolados. Fora isso o samba é excelente em letra e melodia. O refrão do meio tem um ritmo muito bom e a segunda parte é fantástica. Se encaixa muito bem na voz de Wantuir. No geral, um ótimo samba e forte candidato a vitória. O Carnaval de Avenida apóia este samba.



Autores: G. Martins, Barbeirinho, Levi Dutra e Pantoja
Intérprete(s): Nêgo

Divina ilha cheia de esplendor
Agraciada Yjurerê mirim
Sedução que maravilhou
Um lindo conto sem fim
Me enfeitiçou sou um guerreiro na folia
Berço das bruxas feiticeiras e de magia
Será exuberante nosso carnaval
Com sete cuias lobisomens e boitatás
O forte vai tremer o fraco vai suar
São lendas de fazer cabelo arrepiar
Segura a pemba que o bicho vai pegar

Pisa nesse chão tem que excomungar
Contra assombração reza e patuá
Pra vencer os desafios não dou bolas pro azar
A minha alma você nunca vai levar


Óh! Matumba óh! Querenga
Menina vem brincar
Que o boi de mamão já vai começar
Nessa ilha de cantos e danças
O sagrado e o profano vem nos presentear
Um santuário rico em ecologia
Com paisagens fascinantes
A poesia de cascaes mantém a tradição
Dos menézinhos para todos nós
A ponte luz da independência
É Florianópolis com toda a sua essência

Quando fogos explodirem sobre a luz dos refletores
Entre em cena a mais querida
No rufar do seus tambores
É a Grande Rio dando show na Avenida
Continua sendo a paixão da minha vida

5 comentários:

  1. Muito bom texto !!!!
    Espero por voce em meu blog também
    www.confetesserpentinas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse ano tá complicado, ótimas opções em Caxias, que vença aquele que a escola achar mais adequado a proposta da escola!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim o melhor é do marcio das camisas...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Carnaval de Avenida. O Refrão principal do samba da parceria de G. Martins, Barbeirinho, Levi Dutra e Pantoja é bom, mas foge ao enredo. Gostei do samba, mas ainda fico na dúvida, porque, pela letra, gostei também do samba dos autores Edispuma, Licinho Jr., Marcelinho Santos e Foca. De qualquer forma a escola estará bem representada.

    ResponderExcluir
  5. O melhor samba das eliminatória não está aí,era do Edmar G.S.,Jorge Moreira,Ney do Pagode e Soneca,pena que esse samba não venceu,o samba que venceu foi do Edispuma,Licinho Jr.,Marcelinho Santos e Foca

    ResponderExcluir