
A atual campeã do carnaval apresentará um enredo sobre o medo, tendo como fio condutor o cinema. Prato cheio para Paulo Barros planejar todas as suas surpresas, coreografias e efeitos especiais. Um verdadeiro show. E é nisso que se transformaram os desfiles da Tijuca: shows. Com todas as atenções voltadas para o que vem a seguir no decorrer do desfile, o samba-enredo acaba tendo um papel secundário no conjunto da obra. E as eliminatórias refletem um pouco isso. Não há composições com muitas qualidades. No geral são animadas e se adequam no seu papel de mera trilha sonora. Não têm letras muito desenvolvidas e que sigam alguma ordenação de acordo com o enredo. Alguns sambas até apresentam variações de melodia mais interessantes mas nada muito diferente do que a escola vem apresentando nos últimos anos. Desde 2004 os sambas da Tijuca são bastante parecidos, o que é uma pena, já que dificilmente a escola apresentará outra vez obras como "Agudás" ou "O Filho da Terra". A seguir os três sambas que mais me chamaram a atenção na mediana safra da Tijuca. São obras que até podem ser empolgantes mas não são marcantes.
O samba de
Zezinho Professor, Sérgio Alan, Fernando Vasconcelos e Robertinho do Verdun se destaca mais na melodia. A letra é um pouco pobre, falando muito superficialmente do enredo e utilizando trechos diretamente retirados da sinopse. Não é muito melhor que a maioria dos outros sambas da safra mas a melodia faz com que se destaque um pouco mais.
O samba do Julio Alves e Totonho é o que eu consigo ouvir e a letra bem tirada me faz viajar sem mesmo ler a sinopse. Fácil entendimento da letra com o que o Paulo Barros vai fazer na avenida e vai ser show mesmo. Isso é, se esse ganhar, mas é difícil de ver outro até pra mim que estou de fora.
ResponderExcluirO diferencial da Unidos da Tijuca chama-se Paulo Barros.
ResponderExcluirEle consegue tornar o samba-enredo coadjuvante fazendo dos desfiles um verdadeiro show.E esse ano não será diferente.
Achei os sambas bem fracos (opinião minha). Até mesmo pelo tema, poderiam ter feito melhor. Tbm achei esse último o melhor entre os três.