
As eliminatórias salgueirenses vem sendo motivo de grandes discussões nos últimos anos. Isso porque o samba vencedor nem sempre é o melhor mas sim o mais funcional, aquele que preza a animação e facilidade de canto e memorização, deixando de lado melodias e letras mais bem trabalhadas. A questão do intérprete também faz a diferença na Academia já que Quinho é bem limitado e não se daria bem cantando sambas mais pesados ou com variações mais complexas na melodia. Isso tudo acaba restringindo bastante a disputa. Nos dois últimos anos verdadeiras obras primas acabaram sendo eliminadas por não estarem dentro das características citadas. Esse ano é perceptível que os compositores tentaram se adaptar aos requisitos implícitos impostos pela escola. As obras são medianas, com uma ou outra que se destaque. Há muitos sambas que investiram na funcionalidade que o Salgueiro prefere, mas também há alguns que ainda tentam mesclá-la com melodias bem trabalhadas e letras mais desenvolvidas. Os três que destaco abaixo se encaixam nessa última situação. Podem até ser preteridos por outros ao longo da disputa mas ainda assim são dignos de reconhecimento. O Salgueiro será a segunda escola a desfilar na segunda-feira, com um original enredo sobre o cinema e o Rio de Janeiro.
O samba de
Xande de Pilares, Helinho do Salgueiro, Brasil do Quintal, Betinho, Josemar e Jassa é um dos menos comentados mas tem seu valor. É exageradamente compacto, o que deixa de lado alguns pontos importantes da sinopse. Mas é correto e possui uma melodia boa e envolvente, sobretudo no refrão do meio, que é sua melhor parte. Apesar de não significar nada para a competição, gosto bastante da introdução do samba na gravação. Dos que vou destacar, talvez seja o que mais se aproxima das características funcionais que a escola sempre procura.
mto boa a letra,tbm com Xande compondo só poderia sair coisa boa
ResponderExcluirO Samba do Tico do Gato sem mesmo ter ouvido os outros sambas é merecedor da vitória no Sal. Torço por este samba, o qual me faz sentir fortes vontades de ir para esta final acompanhar de perto. O Samba do Moisés Santiago que não foi postado aqui é um samba bom também, e me faz crer que foi exatamente desenvolvido para o Quinho cantar, é Sair de cena o Moisés e Entrar o Quinho que não muda nada, somente a euforia doida do Quinho que mostra seu destaque. É isso. * Teria como me enviar ou ver aqui a postagem das datas da final nas escolas do Rio já que sou de São Paulo. Agradeço
ResponderExcluirO amigo que fez a análise dos sambas não deve ter ouvidos todos os sambas. Não poderia deixar de fora os sambas do Dudu Botelho e o do Mauro Torrão.
ResponderExcluirDesses o que melhor aproveitou o enredo foi o dos autores Rodrigo Raposo, Roberto Zuk, Adriana Chapellen, Kolmar, Kaiuca e Fred Gaspar. Gostei muito da letra.
ResponderExcluirTambém gostei bastante do samba da parceira do Xande de Pilares, combina bastante com o estilo do Quinho.
Só para saber no samba do Xande,diz que u dos compositores é o Josemar,é o Josemar Manfredine?
ResponderExcluirO melhotr samba não está aí,é o do Moisés Santiago e cia.
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