
As eliminatórias da União da Ilha para 2011 mantêm o mesmo nível do ano passado. Sambas de razoáveis para bons, que servem às pretensões de desfile da agremiação. Mais uma vez a Ilha vai abrir um dia de desfiles, desta vez a segunda-feira. Nessa situação a maioria das escolas prefere um samba leve e animado, o que, no caso da Ilha, significa apenas reforçar uma de suas principais características. O enredo sobre as descobertas de Charles Darwin não foi um dos mais expressivos no grupo Especial, mas possibilita a criação de boas soluções visuais para o desfile.
Os sambas inscritos na disputa da escola são, em geral, maiores do que os do ano passado. Não se diferem muito na abordagem do enredo e, como já foi dito, tem uma melodia bastante leve. Um detalhe interessante são as menções à história da própria escola, com citações a sambas antigos famosos, presente no enredo e utilizada pela maioria dos compositores.
O samba de
Walkir, David Lima, Jefferson Martin, C.Gaspar, Herbert Rocha e Pablo Lima tem uma bonita melodia, menos leve que os outros. Retrata bem as passagens do enredo, com uma letra poética e bem desenvolvida. A obra ganha força com a interpretação de Wantuir. Interessante o primeiro verso do samba, já que é tradição nos sambas da Ilha dizer que a escola "atravessou o mar". Neste a escola cruza os sete mares, devido à proporção geográfica do enredo.
Como será que andas as eliminatórias na Ilha? o samba do Carlinhos Fuzil é um samba poético e bem escrito, porém, curto mas bem feito. Enfim, também acho que vai ganhar o Gugu das Candongas, é pra frente, pra cima e no bailado que a União pede.
ResponderExcluirEstão faltando sambas.
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluira proposta do blog é de colocar apenas três sambas de cada escola, os que considera melhores.
Está faltando um samba showwwwwwwww Fábio Sol e cia!!
ResponderExcluir