terça-feira, 24 de agosto de 2010

Eliminatórias 2011 - Unidos do Viradouro


Rebaixada para o grupo de Acesso A no último carnaval, a Viradouro apresentará em 2011 um enredo meio complexo, sobre a comunicação, relacionamento e interação entre as pessoas através da história, em diversas situações. A safra da escola é mediana, salvo alguns bom momentos de algumas composições. Os sambas estão bastante nivelados mas a obra escolhida certamente não estará entre os melhores sambas da escola. O enredo é, na verdade, um tema. Não há uma ordem cronológica de acontecimentos, apenas vertentes de um determinado assunto. Isto é refletido nos sambas, que possuem letras um pouco emboladas, falando de tópicos que não tem muita relação entre si. Como já dito, há um grande nivelamento entre os sambas e além dos três destacados abaixo há alguns outros com condições de chegar longe na disputa e até vencer. Pelo menos as eliminatórias prometem ser bastante disputadas. A agremiação de Niterói será a terceira escola a desfilar no sábado de carnaval, pare tentar retornar à elite.

O samba de Luiz de Oliveira, André Quintanilha, Paulo Beto, Naira Lima e Alessandra Franca é um dos que recebeu menos atenção até agora. É uma obra muito boa, com melodia marcante, sobretudo nos dois refrões. Os refrões, aliás são as melhores partes. A letra é bem poética e só peca na utilização de termos como "online", que nunca soam muito bem. Pode ser que nem chegue tão longe na disputa mas merece ser registrado.



Autores: Luiz de Oliveira, André Quintanilha, Paulo Beto, Naira Lima e Alessandra Franca
Intérprete(s): Pedro Cavaliere, Luiz de Oliveira, Bira do Canto,

ME DEIXA TE LEVAR
EM BUSCA DO SONHO QUE SE PERDEU
O SOL ENFIM HÁ DE BRILHAR
E DE MÃOS DADAS CONQUISTAR O APOGEU
A UNIÃO FAZ A FORÇA E O FUTURO DIRÁ
ONDE ESTAREI, PRA ONDE VOU, O QUE SERÁ?
A CHAMA QUE EMANA O CALOR
A COMUNIDADE VAI APROXIMAR
UM GESTO, UM SINAL, UM ABRAÇO
NOS UNE NO LAÇO, NOS FAZ EXPRESSAR
DOS TRAÇOS SE FEZ ALFABETO
É O CAMINHO CERTO QUE VAI NOS GUIAR

MUDANDO O DESTINO, TERRE DE BABEL
SÃO ORDENS DIVINAS, SÃO BENÇÃOS DO CÉU
NASCERAM LINGUAGENS, É TÃO MILENAR
CONDUZ O POVO AO SEU LUGAR


SE MOVE A FORÇA DA EVOLUÇÃO
VOANDO AO INFINITO VAI CHEGAR
RECADOS ENVIADOS PELO SOM
ESPALHEI PELO MUNDO, VIREI CELULAR
NAS ONDAS DO RÁDIO, NA TELEVISÃO
UM CLIQUE NA TELA PRA EMOCIONAR
ROMPENDO FRONTEIRAS, “ON-LINE” FIQUEI
O FIEL MENSAGEIRO, PRA PAZ SEMEAR
SOU EU, A SUNTUOSIDADE DO AMOR
SOU EU, ESPÍRITO QUE VEM ILUMINAR
A VIDA É A LUZ QUE NÃO SE APAGA
O DESCANSO ETERNO NÃO É O FINAL

EXPLODE MEU PEITO, ME FAZ DELIRAR
HONRAR ESSE MANTO, MOSTRAR SEU VALOR
VEM ME ABRAÇAR, SOU VIRADOURO
MAS SEM VOCÊ NÃO SEI QUEM SOU!



O samba composto por Maria Preta, Jarbas Laudier, A. Santana, Walker da Vira, Junior Fionda, Carlos Fionda, Igor Leal e Fadico é um dos que mais exalta à escola e a vontade de retornar ao grupo Especial. A letra é bastante poética e conta com soluções original para determinados pontos do enredo. Peca pelas diversas terminações em "ão" no fim da primeira parte e começo do refrão. A melodia é muito boa, dolente e pra cima ao mesmo tempo. O refrão principal poderia ser um pouco mais explosivo. O central é uma das melhores partes.



Autores: Maria Preta, Jarbas Laudier, A. Santana, Walker da Vira, Junior Fionda, Carlos Fionda, Igor Leal e Fadico
Intérprete(s): Zé Paulo Sierra

Declamo este samba que eu fiz
Já não da pra conter a felicidade
De ver novamente ao meu lado
E poder abraçar minha comunidade
Viradouro... o que seria dos meu versos sem você
Tudo que eu tenho é muito pouco sem te ter
Mandei um sinal...
Do fogo que aquece essa minha emoção
Pintei as paredes do meu coração
Com as cores do teu pavilhão
Dando fim na solidão

No compasso da evolução
Fez do verbo a comunicação
Está escrito em nossa arte, meu samba traduz
Palavras sagradas que trazem à luz


Vai meu sentimento, amor
O pássaro voou...
E pra matar a saudade da nossa amizade
Me mande um alô
Na tela um show de ilusão
Que me leva...
Em rede de sonhos vou navegar
Rompendo as barreiras do espaço sideral
Cruzando as fronteiras do espiritual
Caminhos de luz em busca da verdade
É hora de darmos as mãos
De recomeçar, fazer tudo de novo
Eu quero ver a minha escola nos braços do povo

Vamos lá Viradouro
O meu canto vai ecoar
A união é meu tesouro
Vou dar a volta e por cima voltar



Considerado um dos grandes favoritos, o samba de Renan Gêmeo, P.C. Portugal, Rodrigo, Fernando Johara, Diego Moura e Jeferson Lima possui uma melodia forte e uma letra mais compacta. O refrão central poderia ser mais explosivo. Tanto o final da primeira parte quanto o final da segunda são os melhores momentos do samba. É bastante animado, ideal para a Viradouro, que será a terceira escola de onze, desfilando para um público ainda frio. É um forte candidato que conta com uma grande torcida. O Carnaval de Avenida apóia este samba.



Autores: Renan Gêmeo, P.C. Portugal, Rodrigo, Fernando Johara, Diego Moura e Jeferson Lima.
Intérprete(s): Nêgo

JUNTOS VAMOS CHEGAR
AO NOSSO LUGAR TÃO ESPECIAL
UNIDOS POR UM PAVILHÃO
UM APERTO DE MÃOS E O MESMO IDEAL
QUANDO A SOLIDÃO ME ABRAÇOU
PEDIU POR FAVOR: ME DEIXA FICAR
FIZ GESTOS SINAIS, TENTEI SER CAPAZ
ENCONTREI A LUZ EM OUTRO OLHAR
O FOGO ESQUENTOU O SENTIMENTO
A ARTE PINTOU O ENTENDIMENTO
O VERBO COLORIU O SABER
E O VERSO SORRIU AO TE ESCREVER

VENCI BARREIRAS, DISTÂNCIAS FRONTEIRAS
BUSQUEI MANEIRAS DE TE ENCONTRAR
SEGUI TEUS PASSOS, LIGUEI NOSSAS VIDAS
NUM FORTE LAÇO PRA NÃO DESATAR


A COMUNICAÇÃO
UNE O IRMÃO, TRAZ FELICIDADE
EU QUERO VER SEMPRE MAIS PERTO
DE PEITO ABERTO A HUMANIDADE
APROXIMAR, CONECTAR
ENXERGAR NO ESPAÇO UM CAMINHO
EM UNIVERSOS PARALELOS
E NO PLANO MAIS BELO, NÃO SER SOZINHO
SE ATÉ A DOR PRECISA DE ALGUÉM
EU SEM VOCÊ SOU NINGUÉM

O AMOR ESTÁ DENTRO DE NÓS
NA PAZ, NA VOZ DO CORAÇÃO
NA VIRADOURO A ESPERANÇA
É ALIANÇA, É UNIÃO

2 comentários:

  1. Salve André Ramos! Parabéns por estas postagens de carnaval. Estava a procura do Enredo da Viradouro 2011 e a encontrei aqui, e por sinal, muito boa sinopse pelo desenvolvimento proposto "quem sou eu sem você?" é dos melhores enredo de 2011, apesar de tudo, passa uma linda mensagem. Gostei muito dos dois sambas em que o intérprete Nego gravou. Se Deus quiser estarei por terras cariocas para acompanhar as finais de samba nas quadras, valeu brother. Abraços, FredMarimba

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Confiram o samba de meu colega Marcello Bertolo e cia., semifinalista e forte candidato na disputa da Viradouro: http://fonogramas.galeriadosamba.com.br/FSC.asp?XYWWe9502307

    André Ramos, autor do blog Carnaval de Avenida

    ResponderExcluir