sábado, 18 de setembro de 2010

Eliminatórias 2011 - Caprichosos de Pilares


Desde o ano passado a Caprichosos tenta retomar sua identidade. Conhecida pelos desfiles críticos e irreverentes, esta característica da escola havia sido deixada de lado há algum tempo. No último desfile reeditou o antológico "E por falar em saudade..." e sacudiu a Avenida apesar de visualmente não ter ido tão bem. Para conseguir a sonhada volta ao grupo Especial, onde não desfile desde o rebaixamento em 2006, a Caprichosos apresentará ano que vem um enredo sobre o subúrbio carioca e as pessoas que vivem lá. Toda a dificuldade da vida dos suburbanos, bem como elementos de seu cotidiano, estarão na Sapucaí no sábado de carnaval. A aproximação com o público é certa e a Caprichosos aposta nisso.
A safra da escola é muito boa. Os sambas lembram as obras mais antigas da escola, com muitos protestos, expressões engraçadas e melodias empolgantes. Todos são bastante animados, o que seria praticamente regra na disputa da escola que encerra os desfiles, ainda mais sendo a Caprichosos. O que falta à agremiação é superar a falta de estética que a prejudicou em 2010. De resto, depende apenas de si mesma para fazer bonito e retornar à elite. Como já dito, será a última escola a desfilar, encerrando o grupo de Acesso A em 2011.

O samba de Aurelio Proença, Paulo Apparicio, Mário Gordo e Bira Crioulo é um dos mais extensos e de melodia mais pesada, mas que não deixa de ser animada. Possui várias sacadas muito interessantes na letra que, como a de todos, é bastante irreverente. Mas também possui partes muito bonitas e que, como as demais obras, mexem com o sentimento das pessoas que se identificam com o enredo. O refrão principal poderia ser um pouco mais explosivo.



Autores: Aurelio Proença, Paulo Apparicio, Mário Gordo e Bira Crioulo
Intérprete(s): Tinga

PASSA-FORA TRISTEZA
PILARES CHEGOU
CANTANDO ESSA GENTE HUMILDE
QUE TRABALHA DURO DE DOMINGO A DOMINGO
DESVIANDO DO DESTINO
TEIMA EM ACORDAR SORRINDO
NEGRO, LIVRE DA MORDAÇA
PRESO NA FILA DO BANCO DA PRAÇA
NA CAPITAL DA EXPLORAÇÃO, O FUNERAL DA ILUSÃO
A CASA CAÍA, AO SABOR DA ELITE
ERA EPIDEMIA, MISÉRIA E REQUINTE
MORRO DE MEDO, SUBÚRBIO DE FOME PRO LUXO “DOS HOME”

QUE COISA MAIS LINDA, MAIS CHEIA DESGRAÇA
ROUBOU TOSTÃO E VÊ O SOL NASCER QUADRADO
TODO LADRÃO DIZEM QUE É DA MINHA ÁREA
MAS TEM GENTE QUE ROUBA UM MILHÃO
E VIVE NA BEIRA DA PRAIA


SAUDADE DE CURTIR A MADRUGADA
VIZINHANÇA REUNIDA
E CADEIRAS NA CALÇADA
HORA DE XEPA EM FINAL DE FEIRA
FÉ QUE ARDE NAS ESQUINAS
VEM DO MERCADÃO DE MADUREIRA
“ESQUECERAM DE MIM”
O GOVERNO NEM ME OLHA
A CIDADE SÓ CRESCE PRA QUEM VEM DE FORA
HOJE O POVO SUBURBANO
GANHOU O MUNDO E MOSTROU SEU VALOR
O SAMBA É A “CARA” DESSA GENTE
QUE HOJE FAZ O SHOW

CAPRICHA PILARES COM TUA ENERGIA
A ESCOLA DA ALEGRIA
PATRIMÔNIO DO NOSSO CARNAVAL
NO MEU CORAÇÃO, ETERNAMENTE ESPECIAL



Um dos melhores da disputa, o samba de Torres de Pilares, Jr Scafura, Neca Bittar, Amendoim do Samba e Paulo Fionda tem a cara da escola. Melodia bem leve e animada, dois refrões muito explosivos e letra bastante criativa, que mistura versos mais irreverentes com beleza poética. Ótimo samba e forte candidato à vitória.



Autores: Torres de Pilares, Jr Scafura, Neca Bittar, Amendoim do Samba e Paulo Fionda
Intérprete(s): Gilsinho

SUBURBANO É NOSSA HORA
VEM DESABAFAR
JÁ TÔ CANSADO DE OUVIR PAPO FURADO
CADA UM NO SEU QUADRADO
ONDE ISSO VAI PARAR?
DO LADO DE LÁ A COMIDA
BALA PERDIDA "SOBROU PRO POVÃO"
EU QUERO TER É MAIS SAÚDE
DIGNIDADE, EDUCAÇÃO
CRISTO... MESMO DE COSTAS OUÇA A NOSSA VOZ
HUMILDEMENTE EU TE PEÇO
OLHAI POR NÓS

NO BALANÇO DESSE TREM VOU VIAJAR
O CALOR DO SUBURBANO EU VOU MOSTRAR
MAS QUE VERGONHA SE LIGA BRASIL
EU TÔ NO MAPA E ATÉ HOJE NINGUÉM VIU


A FÉ QUE EMBALA O MEU SONHO
EM BUSCA DE UM FUTURO PROMISSOR
TEM QUEM TRABALHA PRA ENCHER A "SACOLINHA"
A MALANDRAGEM VAI BATENDO O SEU TAMBOR
TERRA DE GENTE MANEIRA
QUE AO MUNDO INTEIRO CONQUISTOU
MESMO FALTANDO, NO SUBURBIO A VIDA É FESTA
SAMBANDO EU VOU MOSTRAR
O MEU VALOR

A CAPRICHOSOS "BOTA ABAIXO" A AVENIDA
ERGUE A BANDEIRA DE UM POVO LUTADOR
VAI À LUTA PILARES
GENTE HUMILDE EU SOU



A descrição do samba anterior também se encaixa neste, composto por Betinho de Pilares, Josemar Manfredini, Fernando Paulista, Frank e Jorge do Batuke. A diferença é que este é mais consistente, tanto em letra, mais abragente, quanto em melodia, que é mais dolente e ao mesmo tempo mais explosiva. É um samba bastante empolgante, ideal para o desfile da escola. Mais uma boa obra da safra da Caprichosos, que tem ótimas opções para escolher. O Carnaval de Avenida apóia este samba.



Autores: Betinho de Pilares, Josemar Manfredini, Fernando Paulista, Frank e Jorge do Batuke
Intérprete(s): Zé Paulo

UM GRITO DE LIBERDADE ECOOU....
O NEGRO VIBROU, MAIOR CONFUSÃO
"TA TUDO LOTADO" A CASA CAIU!!!
BOTAR ABAIXO, FOI A SOLUÇÃO...
PASSO A PASSO SURGIU UMA NOVA CIDADE
TRILHANDO O PROGRESSO, À MODA FRANCESA...
NA MINHA ESTAÇÃO FRESCURA NÃO TEM,
E O POVO DE BEM, PEDE PROTEÇÃO!!!
SENHOR! DERAM AS COSTAS PRA ME RENEGAR,
MAS MINHA FÉ NINGUÉM VAI ABALAR,
SOU SUBURBANO E NÃO CANSO DE LUTAR

COM GARRA, COM RAÇA E AMOR...
BLINDADO DE ESPERANÇA, EU VOU...
"DEIXA A VIDA ME LEVAR" TÔ "POR UM TRIZ"!!!
"EU SÓ QUERO É SER FELIZ"


EU VOLTO A SER CRIANÇA
A BRISA ME LEVA, ME FAZ VIAJAR...
SOPRANDO MINHA INDIGNAÇÃO,
SIGO NA DIREÇÃO, DO "MEU LUGAR"!!!
MORADA... ONDE O SAMBA ESTABELECEU,
UM CASO DE AMOR ENTRE VOCÊ E EU,
SEM DOR, SEM CENSURA, SEM DISCRIMINAR
HÁ DE BRILHAR... O SOL RENASCERÁ MAIS UMA VEZ...
"NUM CINTILAR TOTAL"!!!
"É PILARES, NO GRITO DA GERAL"

CHEGOU CAPRICHOSOS, TEM FESTA É SHOW!!!
SÓ GENTE HUMILDE DE CORAÇÃO
VALENTE, GUERREIRA SEGUINDO O IDEAL
RUMO AO SONHO ESPECIAL

Um comentário: