quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Samba-enredo 2011 - Lins Imperial


A segunda escola do grupo de Acesso B a escolher seu samba para 2011 foi a Lins Imperial. A parceria vencedora é composta por João Banana, Charles Braga, Torres de Pilares, Tião Pinheiro, Iuri Cruz e Wallace. A agremiação de Lins de Vasconcelos levará para a avenida o enredo "Um lugar chamado favela", que fala sobre a história da favela e a vida de seus habitantes. Um tema bastante recorrente no carnaval, apesar de poucas vezes ter sido foco de um enredo completo.
O samba é bom mas nada de extraordinário. A letra abrange bem o enredo e é bem desenvolvida apesar de um outro verso ficar sem rima. Não gosto muito da quantidade de vezes que a palavra "favela" é repetida no refrão do meio. A melodia é animada e pra cima mas é bem reta, com poucas variações. Não deve ser dos melhores do grupo mas será funcional para o desfile. A Lins será a quinta escola a se apresentar na terça-feira de carnaval.

LINS IMPERIAL - 2011

Enredo: Um lugar chamado favela
Compositores: João Banana, Charles Braga, Torres de Pilares, Tião Pinheiro, Iuri Cruz e Wallace



O morro veste a sua fantasia
O samba entoa poesia
Enaltece o céu da terra
Embala seu cenário cultural
Ultrapassando o real para falar de ti favela
Oriunda da caatinga após a guerra do sertão
Ergue o sonho e bota abaixo
No rio uma nova cidade surgiu
No alto a esperança de um novo Brasil

Onde o samba nasceu? Na favela
Onde o funk cresceu? Na favela
A mulata que ginga mostrando
Essa raça aqui na passarela
Vem da magia de um povo da favela


É ela exemplo de modernidade
Hoje enfeita essa cidade, mostra seu lado fecundo
Pobreza com sutil inteligência retratando sua essência
Fértil em criatividade
Exportou sua matéria-prima
Tornou-se potência mundial
Tu és a estrela do meu carnaval
Meu Deus, só quero andar feliz
Por essa terra onde eu nasci
Sonho e me educar, espero não ser mais um Silva
Eu vivo de um sonho, sonhando um lugar
Se for mesmo um sonho eu não quero acordar
Deixa amor, a minha águia vai te levar

Mais que uma história pra contar
Eu vim de lá, eu sou favela
Berço do samba, raiz cultural
Ecoa a voz da Lins Imperial

Um comentário:

  1. O refrão central lembra muito o refrão da caprichosos de pilares " quem tem magia no pé é pelé...." na minha opinião é claro.

    ResponderExcluir