quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Eliminatórias 2012 - Acadêmicos da Rocinha

No ano passado, com o enredo sobre o vidro, a Rocinha conseguiu uma safra muito boa apesar do enredo pouco inspirador. Desta vez, falando sobre a praça, a safra teve qualidade um pouco menor, mas mesmo assim pode-se dizer que os compositores da borboleta conseguiram realizar um bom trabalho. A pequena safra da agremiação é mediana. Conta com alguns sambas bem ruins, mas em contrapartida possui obras com plenas condições de servir ao desfile. Um fato curioso é a grande quantidade de obras que utilizam o verso "vou colocar seu nome na praça", ou variações, no refrão principal. As parcerias também acompanharam a proposta da escola de fazer um desfile mais leve, o que também será favorável à posição de desfile da agremiação, segunda a desfilar no sábado.

RESUMINDO: Safra mediana, mas o enredo não é uma boa fonte para grandes sambas. Apesar de alguns sambas ruins, há pelo menos quatro com condições dignas de servirem ao desfile.

Abaixo, os três melhores sambas das eliminatórias da Rocinha, na opinião do Carnaval de Avenida. Coincidentemente, são das mesmas parcerias destacadas pelo blog no ano passado.

O samba de Cadinho, Dartagnan, João Gordo, Márcio Swing, Mauro Speranza e Ricardo Barriga é contagiante, um dos mais animados. Bem leve e pra cima, tem na melodia seu destaque, com variações simples e agradáveis e refrões bastante explosivos. A letra é um pouco inferior, com versos poeticamente pobres, como "a melhor idade mantendo a forma". A primeira parte também possui muitos termos separados por vírgulas, sem formarem ideias completas. Mas no todo o samba é gostoso de ouvir.



Compositores: Cadinho, Dartagnan, João Gordo, Márcio Swing, Mauro Speranza e Ricardo Barriga
Intérpretes: Zé Paulo Sierra e Carlos do Táxi

No céu colorido, azul infinito
O branco das nuvens nas asas da paz
Visão verdejante, cores da Rocinha
Paixão princesinha que amo demais
Voando num tempo, lindo, milenar
Á luz de ágora,a grécia a palpitar
Sábios, mercadores, realizações
E a voz do povo assumindo as decisões

Na praça encontrei o amor
A saudade permanece, a banda passou
Pela noite um tempo pra ser feliz
Iluminado pelas festas da matriz


Refúgio de selvas concretas
Pra mentes abertas, livros, paixões e xadrez
Heróis forjados em ferro, ases da história
As damas e reis
Pousei pra ver a meninada
Driblar a tristeza e jogar futebol
A melhor idade, mantendo a forma
Um lindo domingo de sol
Voei pra brasília, esperar não é saber
A voz do povo faz a hora
Rocinha não espera acontecer

Eu vou botar teu nome na praça
Da apoteose do meu carnaval
Com muito orgulho carrego a taça
E entrego a borboleta em um voo especial



A composição de Alexandre Naval, Carlinhos Maciel, Jairo do Recreio, J.do Táxi, Marcelo Poesia e Marquinhos do Armazém tem a melhor e mais original letra da disputa. Textualmente irrepreensível e bastante poético, descreve a praça de forma muito bucólica. A melodia também é boa, com um caráter mais dolente e mais cadenciada que a dos demais. Forte concorrente, apesar de ser mais denso do que o ideal para o desfile que a escola planeja.



Compositores: Alexandre Naval, Carlinhos Maciel, Jairo do Recreio, J.do Táxi, Marcelo Poesia e Marquinhos do Armazém
Intérprete: Bruno Ribas

Cruzei o azul da imensidão
A luz da imaginação
No passado em atenas ascendeu
Berço dos meus ancestrais
Heranças sociais... Democracia
E a praça floresceu
A paz reina no campanário
Um realejo embala a alma do país
Cinema e pipoca... Comício e fofoca
Quermesse na velha matriz

Tem quitute pra saborear
Um banquinho só pra namorar
No coreto uma banda... Uma canção
Bem no compasso de um coração


Desperto na marquise da esquina
A estrela matutina
Cintila no orvalho do jardim
O arranha-céu espelha essa manhã
E à sombra de um flamboyant
Jogo de damas e notícias de pasquim
No afã da alegria... Pouso na periferia
Deparo com a vida por um triz
A cor da esperança no olhar de uma criança
Reflete um futuro mais feliz
E vamos juntos levantar nossa bandeira
Na capital da pátria amada brasileira

Rocinha na praça em estado de graça
Apoteose é meu terreiro, é meu quintal
Borboleta encantada entra nessa revoada
Nas asas de um sonho especial



Explosivo do início ao fim, o samba de Daniel Barbosa, Diego do Carmo, Edinho, Luiz Thiago, Vitor Coutinho e Wisley da Cuíca é o que melhor equilibra boa letra à melodia animada e leve. A letra é bem compacta mas consegue passar bem a mensagem do enredo. Incrivelmente, foi o único samba que fez uma menção à música "A Praça", de Ronnie Von, no refrão do meio. A parceria vem forte para tentar o bicampeonato na escola de São Conrado, com o samba que melhor se encaixa nas características propostas para o desfile. O Carnaval de Avenida aposta neste samba.



Compositores: Daniel Barbosa, Diego do Carmo, Edinho, Luiz Thiago, Vitor Coutinho e Wisley da Cuíca
Intérprete: Diego Nicolau

Eu sou testemunha da história
Á Grécia meus olhos lancei
Nascia do convívio social,
A idéia original de democracia
Na brisa de terras tupiniquins
Cheguei ao coreto da praça matriz
Tem cheiro de festa do interior
Momento pra encontrar um grande amor
E o tom da melodia me fez projetar
O tempo que nem vi passar

“A mesma praça, o mesmo banco”
A magia entre arranha-céus
Refúgio de paz, uniu gerações
Num carrocel de emoções


Me leva à felicidade
A doce mensagem de paz
Transforma sonhos em realidade
Celebra a saúde em tons sociais
Vou chegar a capital da esperança
Quero lutar pela mudança, aos três poderes caminhar
Se a praça é do povo
Ao povo quero brindar

É mais um show, lá vem Rocinha
Avante minha princesinha
Juntos num só coração
Apoteose que explode em emoção

33 comentários:

  1. Os comentários do site à respeito das obras na disputa da Rocinha estão bons. Discordo em alguns pontos que a meu ver podem fazer diferença. Vejamos: o Samba de Cadinho e parceria, realmente deixa algumas palavras soltas sem definir o que quer se dizer porém faz uma boa mistura no geral. A obra da parceria de Alexandre Naval é realmente disparada a de melhor letra e o ¨narrador¨da história conta com precisão e clareza o que a sinopse pede, além de ter uma melodia prá cima e de fácil assimilação. Já a obra de Daniel Barbosa e parceria, para mim é a mais fraca das tres, para começar, o narrador não pode ser testemunha da história, para isso deveria ter mais de 1000 anos, também não vejo nada de extraordinário no fato de citar outra obra como ¨na mesma praça...¨ pelo contrário, denota falta de imaginação e por fim os dois refrões são previsíveis e de lugar comum.

    ResponderExcluir
  2. Um pombo me contou que os responsáveis pelo Blog, são parceiros no samba do Edinho, se isso for verdade faltou um pouco de ética não acham?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, não faço parte da parceria e nem conheço os compositores. Me chamo André e, como pode ver, meu nome não está lá. Coloquei a minha opinião no texto, pra mim é o samba que melhor se adequaria ao desfile.

    ResponderExcluir
  4. Calma, gente! As apresentações nem começaram ainda e já estão atacando um samba? Isso já tá me cheirando a desespero...

    ResponderExcluir
  5. André, como será o desfile da Rocinha já que você diz ser a melhor obra que se adequaria a ele ? Você certamente leu a sinopse, portanto considere sua opinião pois a obra é boa mas errada em sua confecção, como por exemplo ¨celebra a saúde em tons sociais¨, o que vem a ser ¨tons sociais¨? Além de lugares comuns como os dois refrões. E a qual ¨anônimo voce se refere?

    ResponderExcluir
  6. Acompanhava o blog com frequência, mas se o fato citado for verdade põe por terra toda a credibilidade da análise dos sambas. Lamentável a falta de isenção! Ouvi apenas os três sambas aqui postados, desconheço os demais e por isso fica dificil opiniar.
    Gostei muito do samba nº 01. O samba apontado pelo blog como melhor me parece com um adamento muito acelerado. Por ser a Rocinha a segunda escola a desfilar não vejo necessidade desse bonde sem freio!
    E para finalizar: O blog fala em coincidência ser novamente as três parcerias apontadas como as melhores. Seria coincidência ou fruto de um trabalho?
    Fica aqui meu palpite para a final: SAMBA 01 - SAMBA 04 E SAMBA 14.

    ResponderExcluir
  7. E ANO PASSADO O BLOG APOIOU DO CADINHO PARCERIA E DEU O DO EDINHO,,VAMOS VER ESSE ANO,, EU APOSTO NO N01,,,MUITO LINDO E LEVE,,,SAB Q NO MUNDO DO SAMBA ROLA MUITA SACANAGEMM,,,

    ResponderExcluir
  8. Estranho, não postaram meu último comentário à respeito dos sambas da Rocinha. Será que é porque não concordei com os comentários do André?

    ResponderExcluir
  9. Dos 3 aí citados não há como discordar do autor do blog. O samba 2 é até bonito, mas parece um memorando de tão grande. O primeiro é bacana, muito animado. Mas acho o terceiro melhor. Quero ouvir os demais...

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá, respondendo a todos:

    O desfile da Rocinha, segundo a própria direção da escola já informou através da imprensa especializada, será mais irreverente e leve. A sinopse também reflete isso. Logo, o samba precisa acompanhar. Não pode ter uma letra muito rebuscada nem melodia pesada ou pra baixo. Nesse aspecto, o samba do Edinho é o que me melhor se encaixaria, por ser fácil, leve e animado. Pode não ter uma letra maravilhosa, mas a safra da Rocinha como um todo não foi boa. Este se sobressai perante os demais.

    Os "tons sociais" citados, certamente são em menção às agora tão frequentes academias gratuitas para a terceira idade, existentes em diversas praias da cidade.

    Mais uma vez: NÃO TENHO NENHUMA LIGAÇÃO COM QUALQUER COMPOSITOR DA ROCINHA. Os sambas aqui postados são os três que em minha opinião são os melhores. E como sou autor único do blog, é a opinião do blog como um todo.

    Claro que as mesmas parcerias serem apontadas aqui pelo segundo ano consecutivo é fruto de seu bom trabalho, mas não deixa de ser coincidência, afinal há outras 11 parcerias inscritas. Não quis de forma alguma desmerecer o trabalho de ninguém, afinal eu estaria me contradizendo.

    E pra finalizar, os comentários não são postados na hora em que são enviados pois passam por moderação. Não publico comentários que contenham palavrões ou ofensas diretas. Mas não deixo de publicar nenhum comentário que descorde de mim, pelo contrário. Quanto mais opiniões tivermos aqui, melhor. Isso gera um debate saudável, que também é um dos objetivos do blog. Só não são publicados na hora pelos motivos que falei, e também não posso ficar 24 horas no computador checando comentários. Por isso só são publicados algum tempo depois.

    É isso aí galera, qualquer dúvidas, estamos aí. Só peço que haja respeito nos comentários, sobretudo com os compositores. Ano passado, no post sobre as eliminatórias da Rocinha, também houve inúmeras discussões, o que não é legal. Vamos todos dar nossas opiniões com consciência, beleza? ;)

    Valeu, abraços

    André Mariz

    ResponderExcluir
  11. É mais um show? Desde quando a Rocinha dá show?
    Dois anos seguidos que quase foi parar no grupo B.
    Samba 14..esse é o samba!

    ResponderExcluir
  12. TAMBÉM ACHO O SAMBA 2 GRANDE, MAS COMO ANO PASSADO O SAMBA VENCEDOR TINHA 32 LINHAS...TUDO É POSSÍVEL...O MELHOR É O 14.

    ResponderExcluir
  13. Caro André ,
    Vc sabe que a nota dada no quesito samba enredo é divida 5 pts para letra e 5 pts para melodia. E como vc mesmo disse..o samba apontado como favorito não tem uma letra maravilhosa...seria puro loby?

    ResponderExcluir
  14. Haja anônimo para comentar os sambas da Rocinha, hein? Bizarro.

    ResponderExcluir
  15. Tempo de passada dos sambas citados. Samba 01 - 2m e 40s. Samba 04 - 2m e 38s. Samba 07 - 2m e 44s. O número de linhas não significa nada pois se estiver grande é só remanejá-las, simples. O que importa na verdade é o tempo em que o samba passa.

    ResponderExcluir
  16. O samba 14 é bonito mas a Rocinha quer uma obra mais "ágil", a obra em questão tem andamento muito lento apesar de ter uma linha melódica muito bonita e diferente.

    ResponderExcluir
  17. Vamos lá, mais uma vez.
    Não se trata de lobby nem nada do tipo o fato de eu ter apontado o samba da parceria do Edinho. Foi o samba que EM MINHA OPINIÃO seria o mais adequado ao desfile. NÃO TENHO QUALQUER TIPO DE RELAÇÃO COM NENHUM COMPOSITOR DA ROCINHA.

    Com relação ao julgamento, será que perderia pontos? Afinal, o enredo está todo ali. Só falta uma maior beleza poética. E o único samba que possui maior beleza poética em toda a safra é o da parceria do Alexandre Naval, também citado aqui. Porém ele tem uma melodia mais dolente e pra baixo, algo que não é comum à Rocinha, ainda mais agora que a escola quer fazer um desfile mais leve. Por isso não acho que vá ser o vencedor. Mas posso estar errado e ele vir a vencer, ou qualquer outro da disputa.

    O samba do Edinho é a APOSTA do blog, aquele que acho que poderá vir a ser o vencedor. Nada mais que uma brincadeira, pra depois, no resultado final, ver quantos acertamos. Não quero nada mais do que expor minha opinião, assim como qualquer pessoa pode faze-lo aqui. Digam seus favoritos, pra quem torcem... Se algum samba que gostam não foi citado, digam. Mas tudo, claro, com muito respeito!

    Abraços,

    André Mariz

    ResponderExcluir
  18. Acho que além dos sambas citados, o samba 14 também merece atenção apesar de ter um andamento muito dolente, mas sem dúvida uma melodia fora dos padrões e muito bonita.

    ResponderExcluir
  19. Vai dar Edinho de novo!

    A Mesma praça, o mesmo banco...

    Lindo Rocinha!

    ResponderExcluir
  20. Se depender de lobby essa parceria vai reinar por muitos anos na Rocinha. Com certeza!
    O Samba tem um andamento a mil por hora, dois refrões pobres e alguns erros, como por exemplo a primeira frase: "Sou testemunha da história". O pombo que narra a história não foi testemunha. Quantos anos esse pombo tem? Sem contar algumas frases soltas.
    Acho que esse samba tem pernas para chegar no máximo a uma semifinal.
    A safra desse ano foi muito fraca. Tem sambas que deveriam ser cortados já no cd.
    Se houver coerência a final deverá ser feita pelas seguintes parcerias:

    1- Cadinho - Mais uma vez um bom samba.
    4- Naval - Forte candidato.
    14- Jorge Remédio - Espera mais, mesmo assim um bom samba.

    A escola vem devendo um bom samba faz tempo.

    ResponderExcluir
  21. O Roni Von (acho que é assim que se escreve) está participando? ¨A mesma praça o mesmo banco¨. Caro Mariz, conforme você mesmo disse, o samba com linha melódica mais bonita é do Alexandre Naval e parceria, e a letra do samba do Edinho e parceria contém êrros primarios e rimas pobres, além de estar muito acelerado. Não vejo muita lógica em seus comentários apesar de achar que você os faz com alguma tendência, desculpe, mas é o que eu acho.

    ResponderExcluir
  22. Já falei mais de uma vez que não tenho nenhum tipo de relação com os compositores de qualquer parceria da Rocinha. Dei apenas a minha opinião, e inclusive aqui dei as justificativas de por que acho que o samba do Edinho pode vir a ser o vencedor. Mas cada um tem sua opinião e ainda bem que é assim não é? Vamos ver como se desenrolam as eliminatórias na Borboleta agora e que seja escolhido o melhor samba.

    Infelizmente não tenho como provar que não fiz a análise de forma tendenciosa. Aliás, é uma grande surpresa pra mim essa polêmica toda, nunca imaginei que fosse acontecer. De qualquer forma, acredite quem quiser. Continuarei fazendo minhas análises e dando minha opinião sobre todas as escolas, pois amo Carnaval e escrever sobre isso.

    Abraços,

    André Mariz

    ResponderExcluir
  23. Caro, André,

    Não perca seu tempo com esses comentários tendenciosos. A choradeira começou cedo esse ano. Se tivessem essa imaginação na hora de compor, ganhariam de lavada. Menos choro, rapaziada. Menos choro....

    ResponderExcluir
  24. Estive na quadra ontem para analisar os sambas.
    Primeiramente quero parabenizar a escola pela organização. Embora sem o glamour da antiga gestão, mas frequentada por gente do samba.
    Infelizmente a safra esse ano está muito fraca! Não vi nenhuma apresentação brilhante, porém dos 5 sambas até então ( pelo cd) em condições de brigar pelo título, apenas 3 confirmaram sua força. São os sambas da parceria do Cadinho, o do Alexandre Naval e o da parceria do Leandro RC. Os outros dois: o do Jorge Remédio e o da parceria campeã 2010 não terão pernas para chegar a final.
    Samba do Cadinho: Bonito samba, boa melodia, mas cai na segunda parte. Na minha opinião será finalista.
    Samba de Alexandre Naval: Excelente letra, boa melodia, pode ficar muito bom na voz do Anderson Paz. Conta com dois refrões muito bom. Sério Candidato.
    Samba de Edinho: Andamento muito acelerado, dois refrões pobre e letra apenas razoável. Chega no máximo a semifinal.
    Samba de Leandro RC: Outro forte candidato. Boa letra e uma melodia muito bonita. Vai crescer ao longo da disputa.
    Samba de Jorge Remédio: Linda melodia, mas infelizmente não para a segunda escola a desfilar no grupo de acesso. Extremamente dolente. Esperava mais dessa parceria. Não deve ir a final.

    Os demais, infelizmente irão ficar pelo caminho. Ontem foram cortados 4 e ainda há muita gordura para queimar.

    ResponderExcluir
  25. Acho q a final não deve fugir disso nao. Talvez o samba do Ocimar surpreenda. Mas vai acabar dando os meninos do ano passado...

    ResponderExcluir
  26. Em primeiro lugar: PARABÉNS André Mariz...
    Acho que nem você esperava tanta repercussão por comentários a respeito dos sambas da Rocinha.

    Acho normal que cada um tenha um preferido, que cada um tenha um amigo compositor, que cada um torça por qualquer obra que quiser...

    O que não consigo achar normal é tentarem transformar essa magia de disputa que envolve o SAMBA em canalhices, como alguns tentam fazer.

    Gostaria de saber qual a necessidade de inventar histórias e levantar falsas acusações a respeito de uma ou outra parceria. Qual o objetivo disto? Será que acham que a direção de uma escola de samba vai ler, julgar e escolher o hino oficial baseada nelas???

    Chega a ser triste ler determinados comentários...André, Parabéns mais uma vez pela lisura...Assim como todos os visitantes, você também tem o direito de escolher o seu samba favorito.

    Foquem nos sambas. Digam como já foi dito: é pobre, acelerado, fraco de melodia, bonito, rico, leve, animado....É para isso que existem os fóruns e galerias...Para que todos possam DEBATER...e não DISCUTIR...

    Também tenho o meu preferido e acho que de todos somente 3 tem condições de chegar à final e representar a escola.

    Pelo visto todos aqui frequentam às eliminatórias na quadra da escola. Torçam, debatam, argumentem sobre suas obras...Mas não façam disso motivo para quebrar a harmonia que renasceu na disputa da escola.

    Reflitam!!!

    ResponderExcluir
  27. Perfeito o último comentário. Insinuar conspirações é covardia

    ResponderExcluir
  28. Rocinha é show de samba...10 de agosto de 2011 às 14:01

    Cara tem cada comentário idiota...

    Logo o primeiro:
    "o narrador não pode ser testemunha da história" - isso é de uma imbecilidade tamanha!!! Amigo anônimo, caso você desconheça um samba é feito através de uma sinopse. Neste caso, ou seja para a Rocinha 2012, ela começa assim:

    "...Em um voo milenar MEUS ANCESTRAIS GREGOS viram surgir a Ágora ateniense, amplo espaço aberto cercado de prédios públicos e mercados onde palpitava a vida política, social e econômica da cidade..."

    Se os seus ancestrais são macacos e não humanos eu não posso fazer nada. Os meus são humanos e os do pombo, são pombos...!!!

    =========================================

    O outro que torce pro samba 14 diz: "Desde quando a Rocinha dá show?"

    Além de uma agressão gratuita ao samba 7, depõe contra a parceria dele mesmo, já que no comentário deprecia a escola. Amigos do 14, peçam a este amigo de vocês pra nem ir na quadra. deste tipo de torcedor a escola não precisa. Ainda vai prejudicar vocês...

    ================================================

    O samba 7 refrões pobres???

    "Rocinha na praça, em estado de graça,
    Apoteose é meu terreiro, é meu quintal
    Borboleta encantada, entra nessa revoada
    Nas asas de um sonho especial"

    Vamos lá...
    Apoteose é meu terreiro, é meu quintal -
    Isso é rico né!?
    Borboleta encantada entra nessa revoada -
    O refrão é pra escola mirim???


    Uma poesia só. Se fosse para ler na frente da classe acho que ganhava até o pr~emio de literatura da Escola. Mas como não é acadêmico, é samba, não funciona muito pois acaba dificultando a compreensão do enredo.

    =======================================

    Agora...

    EU VOU BOTAR TEU NOME NA PRAÇA-
    o Título do enredo errado só pra poder caber

    DA APOTEOSE DO MEU CARNAVAL
    Muita contração (quer que eu explique???)

    COM MUITO ORGULHO CARREGO A TAÇA -
    acho que isso, até para a Copa do Mundo soaria soberbo demais, não? Mas se a taça for de ouro, talves faça o refrão ficar mais rico...

    E ENTREGO A BORBOLETA EM UM VOO ESPECIAL
    Cara, nunca ví nada tão poético...Parabéns!!!

    Além disso fica claro a correria na primeira parte para poder conseguir entrar no enredo. O samba não precisa explicar o enredo??? Não entendi a primeira e o refrão do meio...Tudo muito rápido, muito corrido....A segunda até tem uma letra bonita, mas a melodia derruba!!!

    ===============================================

    Em relação ao samba 7, estive na quadra domingo e pude perceber uma coisa. Embora frequente a quadra há muitos anos e não os conheça pessoalmente, já que chegaram ano passado, pude perceber que já entenderam o espírito da escola melhor que muitos que lá estão há anos também.

    Samba com uma melodia agradável e letra pra cima. Bem bonito, para a safra deste ano. Passou acelerado realmente no domingo, mas isso é coisa fácil pra acertar na apresentação...

    Acho que a briga vai ser legal novamente este ano...Espero que haja lisura na escolha!!!

    Abs



    ========================================

    ======================================

    ResponderExcluir
  29. Rocinha samba show, você pode ser leigo no assunto samba enredo, mas em matéria de torcedor do samba 7 vc é o numero 1. Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Calma gente! Qual o problema em atacar a obra adversária? Hoje a guerra é virtual. No meu tempo era no braço e muitas vezes até na bala.
    Sou do tempo que o compositor fazia o samba. Hoje a maioria só assina. Já vi samba ganhar na entrega, já vi samba subir ao palco campeão e descer derrotado, já vi samba bom ser cortado para não atrapalhar o esquema. Ao longo da minha longa estrada de samba, já vi de tudo. E posso afirmar para vocês, o samba tem três etapas: letra, melodia e bastidores. Não basta ter bom samba, senão articular não leva. Assim que funciona em todas as escolas.

    Para finalizar um pombo falou que já tem parceria se articulando para colocar seu nome na praça!..rsrs

    ResponderExcluir
  31. O pombo disse que tem uma parceria com fortes articulações nos bastidores. Um pedido aqui, outro ali...

    ResponderExcluir
  32. Ouvi também....
    E dizem que esses pedidos vem desde o ano passado quando não conseguiram vencer...

    ResponderExcluir