terça-feira, 26 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Império Serrano



Com uma das melhores safras do ano, dificilmente o Império Serrano não teria um dos melhores sambas para o próximo carnaval. E escolheu um forte candidato a ser o melhor samba de 2011. A parceria vencedora foi a de Aluisio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Silva e Zé Paulo. Aluisio Machado, autor de alguns dos mais famosos sambas da escola, vence pela décima segunda vez. O samba era o apoiado pelo Carnaval de Avenida. Uma vitória esperada mas que deve ser muito comemorada pois o nível dos sambas do Império era muito alto. Mais um excelente samba para o grupo de Acesso A, que está com uma das melhores safras dos últimos tempos.

O samba do Império é bastante leve, com uma melodia original e encantadora. Destaque para o refrão do meio. E mesmo sendo bem suave, consegue ser expressivo e forte. É um samba encorpado, que se impõe. A letra é perfeita, uma verdadeira poesia. Talvez haja muitas expressões com aspas, mas são bem utilizadas e não ofuscam a obra. Destaque para o começo da segunda parte, quando a escola mostra no samba como será o começo do desfile, em "poema que é ponto de partida pra Serrinha entrar em cena". É um recurso que lembra sambas mais antigos. Um excelente samba do Império, que pelo segundo ano consecutivo traz uma das melhores composições do carnaval.

A escola será a nona a desfilar no sábado de carnaval, posição mais favorável do que a do último desfile, quando foi apenas a segunda. O enredo sobre Vinícius de Moraes pedia um excelente samba e foi atendido. Se o desfile corresponder, o Império Serrano com certeza será um forte candidato à vitória. A escola subiu para o grupo Especial em 2001 e permaneceu durante sete anos. Voltou em 2009 mas não conseguiu se manter. Em 2011, "é preciso cantar" para retornar e tentar uma estadia mais prolongada na elite, lugar de direito do Império, sua tradição e sua história.

IMPÉRIO SERRANO - 2011





Compositores: Aluisio Machado, Henrique Hoffmann, Paulinho Valença, Popeye, Victor Silva e Zé Paulo

E por falar em saudade onde anda você? (poeta)
Hoje o império é seu (desperta)
“Templários, prisioneiros da lua
Cavaleiros que servem à grande princesa”
Poema que é ponto de partida
Pra Serrinha entrar em cena
Com Vinicius nessa avenida
Tem “Garota de Ipanema”, Tom Jobim
com Toquinho viajou em Itapoã
“Gente humilde” que encanta
Bossa nova de sucessos
Que o mundo inteiro canta

Caô, meu pai Xangô
Se o canto é de Ossanha
Vou bater o meu tambor
“Lamento de Exu” que o poetinha cantou


“Cores de abril” no “rancho das flores”
“Aquarela” mais pintada do Brasil
Inspiração que nasce no sorriso de criança
No “arrastão” de esperanças eu vou
Só pra ver como é que é
Numa arca de Noé
Revelar minha maior paixão
Como Orfeu numa manhã de carnaval
“Um amor em cada coração”

Cantar... É preciso cantar
Aplausos no seu despertar
Com a benção de pai Oxalá
Vininha... Velho, saravá!

2 comentários:

  1. Realmente é um ótimo samba, mais não é só de samba que se gannha carnaval. Estive no ensaio técnico de rua da Império e sentir muita falta da comunidade, havia apenas a bateria e três alas, não sentir firmeza. Se a minha querida Império quer voltar a elite do carnaval, que lhe é de direito, irá precisar do apoio maciso de sua camunidade. Salve o Império Serrano.

    ResponderExcluir
  2. Moro em bangu mais sempre fui Imperiano, e o chão é a escola no ano da Carme Miranda que tambem desfilou em baixo de chuva a escola arrasou. Estou de acordo com o comentario do Jefferson, o Imperio Serrano deve ser respeitado e amado primeiro pelos seus dirigente, não matem o samba tambem.
    Andre

    ResponderExcluir