domingo, 17 de outubro de 2010

Samba-enredo 2011 - Unidos da Tijuca



A atual campeã do carnaval escolheu seu samba-enredo para defender o título em 2011. Pela quinta vez consecutiva, Júlio Alves e Totonho assinam o samba da escola do Borel. Também foi a obra apoiada pelo Carnaval de Avenida nas eliminatórias. A disputa da escola não teve um nível muito alto, com composições extremamente niveladas e sem grandes destaques. O samba vencedor se sobressaía bastante perante os demais. Isso aconteceu devido ao "tema-enredo" de Paulo Barros, que visa o visual no desfile e acaba não gerando bom material para o samba. A escola aposta completamente nos efeitos e surpresas de sua apresentação, sendo o samba apenas uma trulha sonora.

No entanto, o samba escolhido também tem méritos. A melodia é muito boa, similar à obra de 2010. O refrão do meio é o grande destaque, com o verso "é o boom, quem não viu? a casa caiu". Deve empolgar a avenida. A letra é bastante confusa em alguns trechos. Quando lida com atenção, percebe-se que há muitos versos sem sentido. Porém, como ponto positivo, está o fato de abranger pontos do enredo que não apareceram em nenhum outro concorrente, como os milharais, tão comuns em filmes de terror. Dentre os demais sambas, era a escolha mais adequada, tendo se destacado desde o começo das eliminatórias.

A Tijuca será a quarta escola a desfilar do domingo. Seu enredo é "Esta noite levarei sua alma" sobre o cinema, focando nos filmes de terror. Prato cheio para Paulo Barros e todas as suas invenções. Após a apoteótica comissão de frente do último desfile, a expectativa é muito grande em torno do que a escola vai fazer no próximo ano. Mais do que nunca, o carnavalesco terá que se superar se quiser manter o título no Borel.

UNIDOS DA TIJUCA - 2011





Compositores: Júlio Alves e Totonho

Tá com medo de quê?
O filme já vai começar
Você foi convidado
Caronte no barco não pode esperar
Apague a luz, a guerra começou
Sob o capuz, delira o diretor
No filme que passa, piada em cartaz
Pavor me abraça, isso não se faz
No espaço se vai, é a força que vem
Meu medo não teme ninguém

É o boom! Quem não viu? A casa caiu
Com a bomba na mão o vilão explodiu
O plano de fuga é jogo de cena
"Um Deus nos acuda" agita o cinema


Ele volta, revolta, mistério no ar
Dos milharais uma estranha visão
Mais uma vez olha a encenação
Morrer de amar faz o povo gargalhar
"Pare! Eu pego vocês", grita o mau condutor
Mas deu tudo errado, não há outro lado
Esse povo me enganou
Eu sou brasileiro, amor tijucano
Roteiro sem ponto final
Coitado, o barqueiro entrou pelo cano
E brinca no meu carnaval

Eu sou Tijuca, estou em cartaz
Sucesso na tela meu povo é quem faz
Sou do Borel, da gente guerreira
A pura cadência levanta poeira

8 comentários:

  1. Já ouviram o samba concorrente com o refrão:
    "Vai dar calafrio, quando a tijuca passar,
    Esta noite levarei sua alma
    Pague para entrar, reze pra sair
    A brincadeira é na sapucaí"
    Então, este samba é animado,fácil de cantar,
    tem uma ótima melodia e boa letra.É uma pena não ser o escolhido.
    Bom,pelo menos o samba escolhido não é tão embolado e pra baixo como os sambas escolhidos pela Mangueira e pela Portela para 2011

    ResponderExcluir
  2. DESPERTA POVO OLHA O QUE ESTÃO CANTANDO DEIXANDO SATANÁS DOMINAR VCS.ACORDEM ENQUANTO É TEMPO. ESTE É O TEMPO DO FIM E JESUS ESTÁ VINDO BUSCAR A SUA IGREJA.EM LUCAS 12:20 DEUS DIZ LOUCO, ESTA NOITE TE PEDIRÃO A TUA ALMA;E O QUE TENS PREPARADO, PARA QUEM SERÁ?

    ResponderExcluir
  3. Lilian disse...Querido anônimo, respeito sua opinião. Só acho que antes de fazer esse tipo de crítica destrutiva deveria procurar se informar melhor sobre o enredo. Se você não sabe, a escola vem falando sobre cinema e não sobre Satanás. Carnaval é arte e cultura brasileira e deveria ser tratada com mais respeito.

    ResponderExcluir
  4. OTIMO SAMBA PARABÉNS TIJUCA.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do samba. E o trabalho de divulgação da escola é muito favorável ao sucesso. É claro que é um enredo complexo, que a escola poderá ficar perdido ao demonstrar isso, mais estamos falando "dele", de Paulo Barros, este homem é um divisor de águas, no carnaval carioca é o Joãozinho trinta do século 21, depois do que ele tem feito é fez no carnaval de 2010, podemos esperar tudo, é um samba/enredo que só será explicado na avenida, pois por enquanto o importante é que o samba já esta na boca do povo.

    ResponderExcluir
  6. ay, querida liliam, tudo em nome da arte e da cultura, nao? sim, é necessário informar-se, é preciso tá alerta porque a vida nao é só carnaval... que o único e verdadeiro Deus te abencoe e te ajude a discernir o que está ao teu redor. Um abraco carinhoso!

    ResponderExcluir
  7. Andre de Bangu. É campeã!!! Melhor desfile que vi em anos, superior ao do campionato. No setor 6 onde estava pela primeira vez, vi a perplecidade do publico com a maravilha que se descortinava naquele palco de emoções. Como o Paulo Barros consegue eu não sei, mas foi lindo do começo ao fim, os velocirrapitores que ala linda diguina de Hollywood, de um geito todo Brasileiro isto é com emoção.
    Só a Tijuca é a verdadeira CAMPEÃ DO CARNAVA 2011...
    A outra sera esquecida pelo tempo.

    ResponderExcluir