segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Análise da primeira rodada de ensaios técnicos

Terminada a primeira rodada de ensaios técnicos, com todas as escolas do grupo Especial do Rio tendo feito o primeiro treino na Sapucaí, já é possível começar a perceber os rumos que o carnaval 2011 vai tomar. E até o momento, nenhuma surpresa. Os grandes destaques ficaram por conta das seis escolas que voltaram no sábado das campeãs em 2010 e provavelmente a campeã sairá deste grupo.

O Salgueiro foi o primeiro "rolo-compressor" a desfilar, provando a todos que contestavam o samba (incluindo este blog) que o mesmo rende e é de fato um dos melhores do carnaval. Cenário perfeito para a Academia, que realizou um ensaio muito empolgante do início ao fim. Ainda pelas bandas da Tijuca, a atual campeã Unidos da Tijuca mostrou que quer o bicamepeonato e tem gás pra isso. Apesar do samba não ter uma letra convincente, consegue sustentar bem o desfile e o canto dos componentes. Aliás, assim como no ano passado o chão tijucano mostra-se muito forte.

Como de costume, a Beija-Flor devastou a Avenida com uma comunidade empolgada e cantando o belo samba do início ao fim. A agremiação de Nilópolis mostrou que mais uma vez vai brigar pelo campeonato, estando bem em todos os quesitos técnicos. Co-irmã da Baixada, a Grande Rio provou em seu ensaio que está pronta para ser campeã. O título que a comunidade de Caxias merece há algum tempo pode vir em 2011. E desta vez a escola tem em seu samba um diferencial, já que, ao contrário dos anos anteriores, é mais forte e valente.

Fechando o grupo das, até agora, candidatas ao título, Vila Isabel e Mangueira também empolgaram. A escola de Noel tem um dos melhores sambas do ano, uma bateria respeitável, um dos melhores casais do Especial e uma comunidade muito animada que canta do início ao fim. Já a Mangueira vem mordida com os resultados medianos que vem obtendo, valendo-se de um enredo de grande apelo emocional para a escola e um excelente samba-enredo, defendido a plenos pulmões pelos componentes.

Das outras agremiações, três podem surpreender. A União da Ilha fez um ensaio bastante animado e alegre, como é costume da escola. Apesar de ainda precisar de alguns ajustes, a escola se afasta cada vez mais da condição de candidata ao rebaixamento. A Porto da Pedra também foi bem e a impressão que se teve é de que a escola pode dar muito mais. O excelente samba não rendeu tudo o que era esperado e pode crescer. O Tigre depende apenas de si mesmo para fazer uma bela apresentação. E a Mocidade Independente, que apostou na mesma fórmula do samba de 2010, teve um bom retorno de sua comunidade, que mostrou-se bastante motivada. A escola ficou a um passo do sábado das campeãs em 2010 e pode conseguir a sonhada vaga em 2011.

A Portela até foi bem, contando com componentes animados e um verdadeiro show da bateria. Mas o criticado samba da escola mostrou-se de fato limitado e pouco empolgante. A Águia de Madureira vai precisar se garantir nos demais quesitos para tentar um classificação satisfatória. A Imperatriz ainda não conseguiu convencer, mesmo com a excelente apresentação da bateria. O bom samba não foi suficiente para sustentar o ensaio, que foi bem morno. A escola precisa urgente de uma "injeção de alegria" para não precisar nem pensar em maiores problemas.

E a São Clemente é, até o momento, a principal candidata ao rebaixamento, infelizmente. O ensaio da agremiação foi mediano, a escola precisa mostrar mais garra se quiser passar alguma credibilidade. O samba não funciona tanto, ficando cansativo depois de um tempo. A escola da Zona Sul precisa trabalhar enquanto ainda tem tempo.

Já no grupo de Acesso, nem todas as escolas realizaram seus ensaios mas por enquanto a Viradouro mostrou que é mesmo a escola a ser batida. Ensaio irrepreensível, digno de grupo Especial. Dentre as demais escolas, nenhuma foi mal, mostrando que o grupo de Acesso A será bem competitivo em 2011. Ainda restam algumas agremiações realizarem seus treinos. No final da segunda rodada de ensaios, às vésperas do carnaval, uma nova análise do Especial e o panomara completo do grupo A.

Confira aqui o calendário dos próximos ensaios técnicos na Marqûes de Sapucaí.

Um comentário:

  1. O Pouco que assisti pela net e vi em alguns vídeos é que as escolas em 2011 estão bastante motivadas. O canto dos componentes é o grande destaque. uso como exemplo a minha Grande Rio que fez o seu melhor ensaio técnico no sambódromo. O samba mexe com os componentes, puxa o orgulho em ser Grande Rio e isso tudo é transmitido na quadra e avenida. A Grande Rio tem tudo pra fazer outro belo ensaio, corrigir alguns errinhos do 1° e ir com tudo para o desfile oficial, claro, sempre com o pé no chão, sem perder o foco!

    Vamos ver como vai ser a 2° parte dos ensaios, que continue nessa "vibe"! hehehehe

    ResponderExcluir